Marcelo Oliveira
Foi instalado, na última sexta-feira (05), um novo conjunto semafórico no cruzamento das ruas Appel com Niederauer, no Bairro Centro. Com recursos próprios e por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, a prefeitura também realizou a sinalização na via com faixas de pedestres e setas indicativas.
O objetivo é melhorar o controle da trafegabilidade de veículos e garantir a segurança na circulação de pedestres. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, no cruzamento e imediações, já aconteceram vários acidentes que envolveram danos materiais, ao patrimônio e lesões corporais.
Segundo a Secretaria, no ano passado foram registrados sete e, neste ano, já ocorreram dois.
– Nós criamos a solução técnica ali de trazer a instalação do semáforo, para termos uma ordenação e um controle de trânsito melhor para aquela região. A nossa intenção é sempre prover da melhor forma possível, mesmo as vezes tendo que criar esses dispositivos que interrompem a livre circulação. O nosso objetivo é sobretudo garantir a segurança dos condutores e pedestres – explica Ponsi.
Leia também:
Cratera na Rua Tamanday está em obras e o trânsito bloqueadoEm agosto, Santa Maria terá primeira edição da Romaria dos CiclistasLei do IPTU verde deve passar por definições nesta semana para regulamentaçãoEm um ano, Santa Maria arrecada R$ 3,6 milhões com autuações dos controladores de tráfego
Perigo aos moradores
Para o morador da região, Jean Leandro Mocheres, a situação do cruzamento estava bem perigosa e a sinalização chegou atrasada. Segundo ele, é possível ver e ouvir freadas bruscas frequentemente no trecho.
– Eu mesmo presenciei cinco acidentes em um período de dez meses. Andar aqui era um risco que nós pedestres corríamos diariamente ao passar aqui neste trecho, era bem complicado. Agora com essa sinaleira poderemos sentir uma segurança maior. – relata Jean.
Cláudia Rolim dirige frequentemente no cruzamento e também mora na região. Ela já presenciou três acidentes no local e acha muito importante a instalação dos semáforos.
– Além do trânsito é bem difícil atravessar as ruas daqui às vezes. Os motoristas não diminuem a velocidade para os pedestres, o que é bem complicado, mas acho que agora com a instalação a situação vai melhorar. – conta Cláudia.
Funcionamento
Conforme a Secretaria, a previsão era a de que o equipamento já estivesse funcionando desde o último sábado (06). De acordo com Ponsi, por um período, o semáforo ficou apenas no estado de alerta:
– Objetivo da ação era que os condutores se acostumassem com o novo dispositivo.
Entretanto, em razão de problemas com a energia elétrica na região, o aparelho teve algumas interrupções. O módulo semafórico teve que ser trocado. Agora, conforme a secretaria, o equipamento já está em pleno funcionamento.
Leia todas as notícias